domingo, 31 de agosto de 2008

Um estádio fantástico...

Se tudo correr como planeado, o estádio The Wall em Doha, capital do Qatar, será o primeiro em duas frentes: o primeiro estádio abaixo da Terra e o primeiro estádio ao ar livre com… ar condicionado!

Ainda há um longo caminho a percorrer e o estádio só estará pronto em 2010, na melhor das hipóteses. No entanto, se tudo correr como planeado pela MZ & Partners Architects, este será certamente um investimento de sucesso.

Ao olhar de cima, rapidamente perceberá porque o The Wall já ganhou o apelido The Laptop, o portátil. As bancadas principais ficarão quase na vertical, emergindo do subsolo. Além disso, não existirão torres de iluminação, já que toda ela estará estrategicamente posicionada na estrutura do estádio.

Porquê fazê-lo debaixo da Terra? Obviamente, será um grande feito conseguir construir o primeiro estádio no subsolo mas há outro motivo, bem mais forte, relacionado como o clima do Qatar: controlo de temperatura. Um estádio subterrâneo deverá assegurar que tanto o campo como a área envolvente se mantém fresca, a uma temperatura que torne desnecessários avultados custos de ar condicionado.

Aparentemente, este estádio será uma tentativa de aumentar os probabilidades de Doha receber o Campeonato Mundial de Futebol em 2018. O único senão? O The Wall só terá capacidade para 11000 espectadores.

fonte: www.pplware.com

Sem comentários: